Neste post vou abordar o conceito e diferença entre esses tipos de sinais, tendo como ponto de vista seu uso em placas eletrônicas.

O sinal digital pode ser representado por somente dois estados. Na computação, por exemplo, temos 0 e 1. Mas afinal o que seria este 0 e 1?

Ele é simplesmente uma abstração. O computador realmente não lê zeros e uns. Ele trabalha com eletricidade, e o que pra nós é 0 e 1, para o equipamento pode ser 0 volts e 5 volts (ou 0v e 3.3v, ou -7v e +7v …) , ou simplesmente, está energizado ou não.


E através da variação destes sinais é realizada a comunicação dentro destes sistemas, como se fosse um tipo de código-morse aonde cada sequência de pulsos tem um significado.

Esta abstração podemos aproveitar também para quando formos nos referir a situações aonde temos somente dois estados possíveis, como por exemplo ligado/desligado, aberto/fechado, com alarme/ sem alarme .

Agora fica mais fácil compreender a idéia de um sinal analógico. Se para o digital temos somente 2 estados possíveis, no analógico temos vários estados possíveis.

Considerando o range de 0v a 5v, entre estes dois níveis, existem vários valores, como 0.1v , 0.2v…. 4.9v, 5v. Esta variação pode ser utilizada para controlar, por exemplo, o volume de um rádio, a velocidade de um motor, a luminosidade de uma lâmpada …

Um sensor de temperatura converte energia térmica em sinal elétrico. O sinal elétrico produzido por ele está diretamente relacionado à temperatura que o sensor está. Desta maneira temos uma leitura analógica de sinal.

Existem diversos sensores que podem fornecer uma grandeza analógica para um projeto, como sensor de proximidade, sensor de velocidade, sensor de luminosidade, sensor de pressão…

Códigos de computador se encarregam de realizar esta conversão de volts para graus Celsius de acordo com suas características. A maioria de sensores já conta com bibliotecas (conjunto de códigos) disponíveis para uso.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *